Argentina está próxima de se tornar a próxima sede da Copa América 2028
A apuração de Germán Carrara revelou os bastidores da negociação entre AFA e CONMEBOL

Argentina está muito próxima de ser sede da Copa América

A Argentina acaba de vencer a Copa América e se tornar a maior vencedora da competição com 16 títulos. Durante a competição muitos rumores sobre a nova sede foram ventilados, inicialmente os Estados Unidos parecia ser o favorito para sediar a próxima edição.

Como informamos antes da edição da competição, a CONMEBOL e Concacaf fizeram um acordo para desenvolver o futebol da América do Sul promovendo torneio de Seleções. O resultado do acordo foi a Copa Ouro feminina e Copa América 2024 serem no país sede da Copa do Mundo de 2026.

Nas últimas horas o jornalista Germán Carrara do Bolavip Argentina noticiou que AFA e CONMEBOL estão muito próximas de encaminhar a próxima edição para o país da atual campeão mundial e das últimas edições da Copa América

Três fatores pesam a favor da Argentina que são os torneios realizados pela CONMEBOL como a final da Copa Libertadores 2024 que será sediada no País. Além disso, o mundial sub-20 foi sediado na Argentina e deu boa impressão a Alejandro Dominguez.

Por último é a estrutura que a Argentina proporcionará ao evento, as edições de 2019, 2021 e 2024 foram sediadas em Brasil e Estados Unidos. Ambas as sedes têm estrutura de hotéis e estádios. O torneio sendo sediado na Argentina podem manter a questão da logística para equipes e torcedores.

Uruguai pode sediar a competição

Outra possibilidade é que o Uruguai possa sediar a competição junto com a Argentina. A divisão seria feita como será a Copa do Mundo de 2026 entre Canadá, Estados Unidos e México.

A possibilidade é real já que as a federação da Argentina e do Uruguai têm boa relação e é cogitado realizar partidas no Estádio Centenário e no Campeón del Siglo do Peñarol.

A tendência é que a Argentina seja o próximo destino justamente pela estrutura dos Estádios. Porém, as negociações seguem em andamento não sabendo se o país sediará o torneio sozinho ou com Uruguai.

O que aconteceu com Equador e Estados Unidos?

O Equador aparecia como um dos favoritos para fazer a próxima edição da Copa América, mas Francisco Egas fez questão de afastar a possibilidade: “Para que seja possível organizar a Copa América, depende de quantidade de dinheiro o país coloca na mesa, Se sim pode fazer um investimento, eu acredito que poderia fazer, com o que se tem agora é impossível.” finalizou

Por fim, os Estados Unidos seguem como uma das candidatas. Mas, existe o desejo da CONMEBOL retornar a América do Sul para sediar a próxima edição da Copa América em casa, reforçando a candidatura da Argentina.